O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

Planos Nutricionais
Conselhos Associados
Insuficiência de Minerais
Benefícios dos Minerais
Vida Activa

Défices de cálcio e de fósforo no organismo

06
Dez
Classifique este artigo
(3votos)
Uma ingestão adequada de cálcio e de fósforo é essencial para assegurar a boa saúde do sistema musculoesquelético e para a prevenção de problemas de saúde associados a diversas fases da vida.
 
As hipocalcemias e as hipofosfatemias são distúrbios electrolíticos com crescente incidência na prática clínica. Se as primeiras se caracterizam por um aumento da excitabilidade neuromuscular e, em casos severos, por crises de tetania, as hipofosfatemias apresentam sintomas como perda de apetite, inchaço nas articulações, ossos frágeis e maior susceptibilidade a infecções.

Estudos recentes apontam também a osteopenia (diminuição da densidade mineral dos ossos) como um dos problemas de saúde com maior incidência nos países desenvolvidos, em particular entre os idosos.1

Todavia, os casos tendem a aumentar na população jovem, em particular entre as mulheres. Investigadores revelaram a ligação entre o aporte de cálcio ao longo da vida e problemas ósseos e musculares2, mais frequentes na terceira idade e entre as mulheres grávidas, grupo que apresenta maior risco devido a maiores necessidades de cálcio, que levam à depleção de reservas ósseas. 
 
Um correcto aporte de minerais, por meio de uma alimentação equilibrada, e exercício físico adequado são a chave para a prevenção de problemas ósseos e musculares. A ingestão de líquidos e de alimentos com elevada biodisponibilidade mineral é também um excelente complemento preventivo.

1. Saule Kabilova. Calcium deficit in diet as risk factor for osteopenic syndrome in pregnant women of young age. MHSJ, vol. 2, 2010, pp. 81-84.
2. Matkovic et al. Timing of peak bone mass in Caucasian females and its implication for the prevention of osteoporosis: inference from a cross-sectional mode. J Clin Invest, 1994; 93: 799-808.

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

Nome
 
E-Mail
   
Comentário