O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

Planos Nutricionais
Conselhos Associados
Insuficiência de Minerais
Benefícios dos Minerais
Vida Activa

Aporte adequado de minerais e saúde cerebral

20
Dez
Classifique este artigo
(108votos)
Os micronutrientes, grupo em que se inserem os minerais, são compostos orgânicos essenciais para a divisão celular, para o crescimento e desenvolvimento dos sistemas fisiológicos. Um aporte insuficiente de micronutrientes na dieta, principalmente durante a infância, pode implicar uma deficiente maturação biológica, especialmente ao nível do sistema nervoso e imunitário.1,2,3

O ferro é um micronutriente essencial em todas as faixas etárias, uma vez que é imprescindível para o funcionamento normal das células cerebrais. Este micronutriente está envolvido na síntese e função de neurotransmissores. Desta forma, o desenvolvimento cerebral pode ser prejudicado quando há deficiência de ferro no organismo.

O zinco é um mineral que se encontra envolvido no desenvolvimento cognitivo. O mecanismo exacto ainda não se encontra totalmente esclarecido, no entanto estudos apontam para que, este seja essencial na neurogénese, migração neuronal e sinapses, uma vez que este mineral funciona como um sinal intracelular nas células cerebrais, assim a sua deficiência pode afectar o desenvolvimento cognitivo em crianças.

O zinco e o selénio são micronutrientes cujas propriedades antioxidantes são essenciais para o cérebro e sistema nervoso.

Segundo o Conselho Internacional para o Controlo das Doenças Causadas pela Deficiência de Iodo, a deficiência deste mineral é a causa mais comum e prevenível de retardo mental e danos mentais no mundo.

Para além dos minerais acima mencionados, é importante ainda referir o magnésio, uma vez que exerce uma função neuroprotectora, protegendo o indivíduo de possíveis danos cerebrais. Desta forma a deficiência deste micronutriente poderá causar danos severos no cérebro.4,5

Desta maneira, entende-se a importância de o indivíduo adquirir hábitos alimentares saudáveis, permitindo o aporte adequado de micronutrientes para o bom funcionamento do cérebro.6


1. Torimitsu K. Magnesio en neurología, 2005.
2. Monteiro CA, Szarfac SC, Mondini L. Tendência secular da anemia na infância na cidade de São Paulo (1984-1996). Rev. Saúde Pública 2000;34(6):62-72. Disponível em http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v34n6s0/3519.pdf. Consultado em 13/12/2010.
3. Global Alliance for Improved Nutrition – GAIN. Vitamin and Mineral Deficiences. Disponível em: http://www.gainhealth.org/about-malnutrition/vitamin-and-mineral-deficiencies. Consultado em 13/12/2010.
4. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica: Carências de Micronutrientes. 1.ª ed., 2007.
5. Mafra D, Cozzolino SMF. Importância do zinco na nutrição humana. Revista de Nutrição. 2004; 17 (1).
6. Mahan LK. Krause Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12.ª ed. Roca LTDA. 2008.

1 Comentários

Lídia Azeredo
21/12/2010
Parabéns. Meninas.....

Deixe o seu Comentário

Nome
 
E-Mail
   
Comentário