O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

Planos Nutricionais
Conselhos Associados
Insuficiência de Minerais
Benefícios dos Minerais
Vida Activa

O papel do cálcio na mineralização dentária

14
Fev
Classifique este artigo
(0votos)
Uma dieta rica em cálcio é essencial no sentido em que a falta deste mineral no organismo vai fazer com que este último o retire dos ossos e dentes, onde está depositado, aumentando o risco de surgimento de deficiências ósseas e dentárias.1

A dentição humana depende da densidade mineral presente nos dentes, visto que o esmalte – primeira linha de defesa contra ácidos e bactérias – é um composto mineral, associando-se a perda da densidade mineral nos dentes directamente à fraca resistência e eventual perda dos mesmos.2

A densidade mineral da dentição, nomeadamente no esmalte, vai determinar a capacidade que o esmalte terá de proteger a dentina e a polpa, mantendo o dente saudável. O esmalte é composto por cristais de hidroxiapatite, formados por cálcio e fósforo, sem os quais o esmalte não desempenha correctamente a sua função protectora.

Muitos casos de osteoporose são inicialmente detectados por dentistas, ao observar deficiências na dentição dos seus doentes. Um baixo nível de cálcio não afecta os dentes apenas de um modo directo: em muitos casos a desmineralização dos dentes, associada à descalcificação do maxilar, dá origem ao surgimento de fendas entre os dentes, permitidas por uma pobre fixação dos mesmos na gengiva. Estas fendas representam terreno fértil para o aparecimento de cáries, gengivites e outras infecções bucais.

Visto que o organismo humano é incapaz de produzir cálcio, uma dieta rica neste mineral é indispensável, sendo aconselhável a ingestão de vegetais e águas minerais.1

Um organismo rico em cálcio evitará problemas como a descalcificação do osso maxilar e a desmineralização dos dentes, reforçando a indispensabilidade deste mineral para uma boa saúde dentária.

1. Heaney RP, Absorbability and utility of calcium in mineral waters, Am J Clin Nutr August 2006 vol. 84, no. 2 371-374.
2. May H et al., Self-reported Tooth Loss and Bone Mineral Density in Older Men and Women, Age Ageing (1995) 24 (3): 217-221.

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

Nome
 
E-Mail
   
Comentário