O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

Planos Nutricionais
Conselhos Associados
Insuficiência de Minerais
Benefícios dos Minerais
Vida Activa

Sílica, o “cosmético interno” para a juventude

09
Jun
Classifique este artigo
(10votos)
O segredo da eterna juventude é um dos segredos mais bem guardados do Universo. Desde cedo que o Homem luta contra o envelhecimento, procurando através dos avanços da Ciência travar o envelhecimento e os efeitos que este tem na pele e na aparência.

Porém, o que a maioria das pessoas desconhece é que a pele flácida, as rugas, a secura e a descamação da pele, não são causados, na sua grande maioria, por factores exteriores, mas sim por factores internos ao organismo, nomeadamente pela insuficiência de nutrientes como vitaminas e minerais.

A degeneração dos tecidos conectivos, por exemplo, provocada pelo envelhecimento, faz com que a pele não consiga manter a hidratação tão facilmente como quando somos jovens. Como consequência, a pele perde a flexibilidade e a firmeza, a capacidade de regeneração e a vitalidade.

Um dos minerais preciosos e essenciais para a boa saúde da pele é a sílica, que tem o poder de travar o processo degenerativo desses tecidos, devolvendo-lhes a vitalidade perdida e restabelecendo a juventude.

O tecido conectivo é o material entre as células do corpo, ou seja, uma espécie de “cola celular” que dá forma e força aos tecidos. Os tecidos conectivos são compostos, entre outros, por colagénio e elastina, os quais têm como base a sílica. Assim sendo, bons níveis de sílica proporcionam a que o colagénio nos faça ter uma aparência mais jovem e bonita e previnem as doenças degenerativas.1

Contrariamente, a insuficiência provoca uma pele envelhecida e enrugada, sem qualquer elasticidade.2 Este mineral é igualmente vital para manter o cabelo brilhante e forte, e evitar as unhas quebradiças. Complementarmente, a sílica influencia a absorção dos outros minerais que o corpo tanto necessita para se manter saudável e com uma boa aparência.

A pele da nossa cara, por exemplo, requer maiores cuidados, uma vez que está mais exposta a factores ambientais que provocam o aparecimento das rugas, como o stresse e o sol. A sílica é a solução ideal para evitar esses danos, dando um novo estimulo à pele e melhorando a sua textura, espessura, resistência e elasticidade.3

A pele é a nossa primeira barreira de defesa contra bactérias, vírus e outros agentes patogénicos. A sílica, para além da função rejuvenescedora, tem também uma acção imunológica, estimulando a regeneração rápida das células em situações de queimaduras ou de feridas, em que os tecidos ficam danificados.4

Sabemos que à medida que envelhecemos o organismo retém cada vez menos os níveis deste mineral precioso. Contudo, os seus benefícios são visíveis em todas as faixas etárias e todos nós precisamos de sílica para manter o corpo saudável e uma aparência cuidada e jovem.

Onde encontrar fontes de sílica:




1. Balch, Phyllis. "Prescription for Nutritional Healing." Fourth Edition (Penguin Books, 2006)
2. Seaborn CD, Nielsen FH. Silicon deprivation decreases collagen formation in wounds and bone, and ornithine transaminase enzyme activity in liver. Biol Trace Elem Res . 2002;89:251–61.
3. Schneider,  J. Silica, A Vital Element for Good Health. Focus on Nutrition No. 10. Journal of Health and Nutrition 1990.
4. Klempous J, Petruk I, Godzinski J, Helemejko M, Pospiech Z. The influence of orthosilicon acid on traumatic edema of the skin. Introduction. Polim Med. 1998;28(3-4):71-4. Polish.

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

Nome
 
E-Mail
   
Comentário