O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

Planos Nutricionais
Conselhos Associados
Insuficiência de Minerais
Benefícios dos Minerais
Vida Activa

Águas com gás: benéficas ou prejudiciais ao aparelho digestivo?

29
Jul
Classifique este artigo
(5votos)

As águas minerais naturais gasocarbónicas, em que o gás é 100% natural, têm um equilíbrio mineral e um efeito benéfico para o organismo comprovado cientificamente por variados estudos, e que não se verifica nas águas em que o CO2 é adicionado artificialmente.

Os mitos que surgem muitas vezes associados a estas águas, a maior parte relacionada com a saúde gastrenterológica, não têm fundamentação científica e resultam de falsas concepções criadas pela falta de distinção entre gás natural e gás artificial.

O gás de origem natural, sem calorias, não engorda, sendo apenas responsável por conferir à água características sensoriais e estéticas específicas, entre as quais o seu sabor agradável.

Estas águas parecem ser também uma terapia simples e bem tolerada para as perturbações gástricas e que proporcionam protecção, por serem bicarbonatadas e oligominerais.1 A libertação de gastrina endógena poderá também estar subjacente a estas acções. 2

Ao contrário do que se pensa, estas águas apesar de conterem gás, não provocam distensão abdominal. De facto, a evidência demonstra que têm efeitos positivos tanto na diminuição da flatulência como na distensão abdominal, ao reduzir o tempo de contacto da flora bacteriana intestinal com o conteúdo intestinal, havendo menor produção de gás.3

Por outro lado, o bicarbonato (existente em quantidades elevadas nestas águas) tem a capacidade de elevar o pH da boca, tornando o ambiente menos ácido e ajudando a destruir a placa bacteriana.

As águas minerais naturais gasocarbónicas são por isso benéficas e constituem uma terapia bem tolerada no tratamento de perturbações digestivas.


1Albertini (2001) Drinking Mineral Waters: Biochemichal effects and health implications. Intern Jour Environ Health, 1(1): 153-169.

2Effects of a bicarbonate-alkaline mineral water on gastric functions and functional dyspepsia: a preclinical and clinical study. Bertoni M, Oliveri F, Manghetti M et al. Pharmacological Research, vol 46, 6, Dec 2002, 525-531.

3Evaluation of thermal water in patients with functional dyspepsia and irritable bowel syndrome accompanying constipation. Gasbarrini G et al. World J Gastroenterol. 2006 Apr 28;12(16):2556-62.

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

Nome
 
E-Mail
   
Comentário