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Cálcio e Magnésio: minerais de “peso” no combate à obesidade

01
Set
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A obesidade foi denominada pela Organização Mundial de Saúde como a "epidemia do século XXI", com Portugal a ser dos países com maiores taxas de obesidade infantil. 1

O primeiro passo para ajudar a controlar o excesso de peso é identificar qual o seu peso ideal e adoptar estilos de vida saudáveis, como uma nutrição correcta e a prática regular de exercício físico.

Existem efectivamente minerais que ajudam na perda de peso e na eliminação de gorduras prejudiciais ao organismo, contribuindo não só para uma melhor silhueta, mas também para um aumento da saúde cardiovascular.

Diversos estudos demonstram a influência do cálcio na forma como o nosso organismo armazena a gordura e a acção fundamental que tem na queima de calorias. Desta forma, as dietas ricas em cálcio têm um grande impacto na perda de peso, sendo que os indivíduos com níveis de cálcio mais baixos demonstram geralmente percentagens de gordura corporal mais elevadas, especialmente as mulheres.2 Complementarmente, o cálcio auxilia ainda no combate ao "mau colesterol" (LDL), associado às doenças coronárias. 3

O cálcio desempenha por isso uma função crucial na regulação do peso ideal e no metabolismo lípido, tendo efeitos benéficos na lipólise, oxidação das gorduras, lipogénese, dispêndio de energia e supressão do apetite, que beneficiam a perda de peso e gordura corporal. 4-5-6-7-8-9

O magnésio, para além de complementar a acção do cálcio no combate à obesidade 10, desempenha uma acção importante no controlo e equilíbrio do metabolismo proteico e lípido. A maioria das pessoas que está a tentar perder peso tem problemas de resistência à insulina. Comer em excesso ou ter uma nutrição incorrecta, como as fast foods ou alimentos ricos em açúcar, provocam o aumento da produção de insulina por parte do organismo. O magnésio tem um papel fundamental na homeostase da glicose e na acção da insulina. 11
1. Dados da Organização Mundial de Saúde (WHO). Inequalities in Young People’s Health - HBSC International Report. URL: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0005/53852/E91416.pdf
2. Regulation of adiposity and obesity risk by dietary calcium: mechanisms and implications Zemel MB. 2002. J Am Coll Nutr 21: 146S-151S
3. Hartman TJ, Albert PS, Snyder K, et al. The association of calcium and vitamin d with risk of colorectal adenomas. J Nutr. 2005 Feb,135(2):252-9.
4.Davies KM, Heaney RP, Recker RR, Lappe JM, Barger-Lux MJ, Rafferty K, Hinders S. Calcium intake and body weight. J Clin Endocrinol Metab 2000, 85: 4635-4638.
5.Zemel MB. Effects of calcium-fortified breakfast cereal on adiposity in a transgenic mouse model of obesity. FASEB J 2001, 15: A598
6.Shi H, Dirienzo D, Zemel MB. Effects of dietary calcium on adipocyte lipid metabolism and body weight regulation in energy-restricted aP2-agouti transgenic mice. FASEB J 2001, 15:291–293.
7.Zemel MB, Thompson W, Zemel P, Nocton AM, Morris K, Campbell P. Dietary calcium and dairy products accelerate weight and fat loss during energy restriction in obese adults. Am J Clin Nutr 2002, 75:342S
8.Shapses SA, Heshka S, Heymsfield SB. Effect of calcium supplementation on weight and fat loss in women. J Clin Endocrinol Metab. 2004 Feb,89(2):632-7.
9.Zemel MB, Thompson W, Milstead A, Morris K, Campbell P. Calcium and dairy acceleration of weight and fat loss during energy restriction in obese adults. Obes Res. 2004 Apr,12(4):582-90.
10.Lelovics Z. Relation between calcium and magnesium intake and obesity. Asia Pac J Clin Nutr. 2004,13(Suppl):S144.
11.Fung TT, Manson JE, Solomon CG, Liu S, Willett WC, Hu FB. The association between magnesium intake and fasting insulin concentration in healthy middle-aged women. J Am Coll Nutr 2003; 22: 533–8.

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