O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

Planos Nutricionais
Conselhos Associados
Insuficiência de Minerais
Benefícios dos Minerais
Vida Activa

Magnésio e cálcio: protectores contra doenças respiratórias, alergias e infecções

30
Set
Classifique este artigo
(3votos)
O nosso sistema imunitário protege-nos diariamente contra infecções e doenças causadas por germes, microrganismos e vírus, aos quais somos expostos constantemente no nosso quotidiano.

As doenças infecciosas causadas por défices nutricionais são responsáveis, directa ou indirectamente, por mais de 60% dos 10 milhões de mortes de crianças com menos de cinco anos de idade. A nutrição adequada é um dos factores de maior impacto na saúde.1-2

Níveis deficitários de minerais no organismo podem fazer com que as nossas defesas fiquem incapacitadas, dando azo a essas infecções ou doenças. No caso do magnésio, por exemplo - um mineral com um papel chave no sistema imunitário e com acção fundamental na resposta imune inata e adquirida3 - esse défice pode causar maior susceptibilidade a alergias e a infecções fúngicas crónicas ou infecções virais. O magnésio tem uma acção protectora do sistema respiratório e é apontado em alguns estudos como forma de tratamento para asma e para aumentar a funcionalidade pulmonar em doenças do foro respiratório.4

Vários estudos indicam que a ingestão incorrecta de cálcio, está relacionada a uma predisposição para o surgimento de doenças crónicas. A deficiência de cálcio e de vitamina D aumenta o risco de doenças do cólon, da mama e da próstata e de doenças auto-imunes e inflamatórias crónicas, tais como diabetes mellitus, síndrome do intestino irritável e esclerose múltipla, bem como de doenças metabólicas, tais como síndrome metabólica e hipertensão.5

A má absorção intestinal do cálcio, que sucede com mais frequência nos idosos, é um factor importante para o desenvolvimento de osteoporose e hipertensão, e pode, igualmente, ter um papel crucial no desenvolvimento de vários tipos de tumor, como o mamário, da próstata ou do cólon.6-7-8

Os idosos, as grávidas, os fumadores e os alcoólicos, pessoas com desordens alimentares e/ou com doenças crónicas têm um risco suplementar de insuficiência mineral, a qual pode levar a desequilíbrios no sistema imunitário. ¯ Desta forma, devem estar mais atentas a este défice e ter cuidados especiais a nível da sua nutrição, para evitar contrair doenças ou infecções graves.




1Falbo AR, Alves JG, Batista Filho M, Cabral-Filho JE. Implementation of World Health Organization guidelines for management of severe malnutrition in a hospital in Northeast Brazil. Cad Saude Publica 2006;22:561-70.
2Dantas BC, Veiga AP, Barroso GS, Jesus EF, Serpa RF, Moreira S et al. Associação entre concentrações séricas de minerais, índices antropométricos e ocorrência de diarréia entre crianças de baixa renda da região metropolitana do Rio de Janeiro. Rev Nutr 2007;20:159-69.
3Laires MJ, Monteiro C. Exercise, magnesium and immune function. Magnes Res 2008;21:92-6.
4Physicians’ Desk reference for Herbal Medicines. Magnesium. 2nd ed. Montvale, NJ: Medical Economics Company; 2000:288-295.
5Peterlik M., Cross HS. Vitamin D and calcium deficits predispose for multiple chronic diseases. European Journal of Clinical Investigation (2005) 35, 290–304.
6Lipkin M, Newmark HL. Vitamin D, calcium and prevention of breast cancer: a review. J Am Coll Nutr 1999;18:392S–7S.
7Hayes RB, Ziegler RG, Gridley G, Swanson C, Greenberg RS, Swanson GM et al. Dietary factors and risks for prostate cancer among blacks and whites in the United States. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev 1999;8:25–34.
8Lipkin M, Newmark H, Boone CW, Kelloff GJ. Calcium, vitamin D, and colon cancer. Cancer Res 1991;51:3069–70.
9Wintergerst, ES, Maggini S, Hornig DH. Contribution of selected vitamins and trace elements to immune function. Ann Nutr Metab 2007; 51(4):301-23.
10Mountoukalakis TD. Effects of aging, chronic disease, and multiple supplements on magnesium requirement. Magnesium. 1987; 6(1) :5-11.

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

Nome
 
E-Mail
   
Comentário