O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

Planos Nutricionais
Conselhos Associados
Insuficiência de Minerais
Benefícios dos Minerais
Vida Activa

Águas minerais naturais gasocarbónicas na protecção cardíaca

02
Nov
Classifique este artigo
(15votos)
O grau de mineralização das águas minerais naturais gasocarbónicas parece ter uma expressão directa na sua contribuição para a saúde cardiovascular. Estas águas são denominadas hipersalinas, porque são naturalmente ricas numa grande variedade de minerais, apresentando um rácio muito equilibrado de bicarbonato e de sódio, que pode ter efeitos benéficos.

O consumo de bicarbonato de sódio presente nestas águas, ao contrário do cloreto de sódio, não origina uma subida da pressão arterial. Um estudo avança mesmo que a ingestão de água mineral carbonatada rica em sódio pode até reduzir o risco cardiovascular de forma significativa.1

O grau de mineralização da água e o aumento da pressão arterial mostram uma relação inversamente proporcional, já que as maiores concentrações de bicarbonato sódico, cálcio, potássio e magnésio, têm um efeito protector contra o aumento da pressão arterial.2

Por outro lado, estudos demonstram que a redução dos níveis de aldosterona induzidos por estas águas minerais com alto teor de sódio e bicarbonato está associada a menor risco de hipertensão e de doenças cardiovasculares.3 A ingestão de águas minerais bicarbonatadas pode ainda ajudar a promover a transformação do colesterol em ácidos biliares e a sua eliminação3, beneficiando assim a saúde coronária.

As concentrações de potássio e magnésio presentes nas águas carbonatadas hipersalinas podem ainda desempenhar um papel importante na prevenção de arritmias.4 Um número crescente de estudos observacionais e de ensaios clínicos dá forma a um cada vez mais consistente corpus clínico, segundo o qual os níveis elevados de potássio estão associados a uma pressão arterial mais baixa.5

A sílica é outro dos minerais presentes nestas águas e que tem impacto na saúde cardiovascular. Entre outras funções, este mineral aparenta contribuir para a redução do risco de doenças cardíacas, ajudando também a reparar os tecidos, funcionando não só como antioxidante, mas também como cicatrizante.


1. Schoppen S, Perez-Granados AM, Carbajal A, et al. A sodium-rich carbonated mineral water reduces cardiovascular risk in postmenopausal women. J Nutr 2004;134(5):1058-63.
2. Silva MCL, Ingesta de aguas bicarbonatadas sódicas y su efecto sobre la presión arterial en personas adultas. Universidade da Coruña, Departamento de Medicina, 2006.
3. Schoppen S, Perez-Granados AM, Carbajal A, et al. Sodium-bicarbonated mineral water decreases aldosterone levels without affecting urinary excretion of bone minerals. Int J food Sci Nutr. 2007 Jun; 59(4):347-55.
4. Drinking Mineral Waters: Biochemical effects and health implications. Albertini MC, Dacha M. Int J Environmental Health. 2007, 1, 153-169.
5. Potassium, magnesium, and calcium: their role in both the cause and treatment of hypertension. Houston M. et al. Journal of Clinical Hypertension. 2008 Jul;(2):3-11.

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

Nome
 
E-Mail
   
Comentário