O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

Planos Nutricionais
Conselhos Associados
Insuficiência de Minerais
Benefícios dos Minerais
Vida Activa

Ressaca? Os minerais podem ajudar

03
Jan
Classifique este artigo
(1votos)

Ressaca? Os minerais podem ajudar.

As épocas festivas estão geralmente associadas a um aumento do consumo de álcool. Ao consumo excessivo de álcool, no entanto, segue-se frequentemente a veisalgia (ou ressaca, tal como é popularmente conhecida). Os sintomas mais comummente observados são as cefaleias, as náuseas, a hipersensibilidade gástrica, sede, fadiga e uma maior sensibilidade a ruídos e à luz.

Mas o que provoca esta sensação de mal-estar geral? O álcool é directamente responsável pela inibição da hormona antidiurética, favorecendo a diurese e provocando, assim, um aumento do volume urinário e desidratação. Produtos químicos formados durante o processamento e maturação das bebidas alcoólicas ou durante a metabolização do álcool, como o acetaldeído, são tóxicos para o organismo e aumentam a gravidade da intoxicação alcoólica.1

A recuperação deste estado passa pela hidratação, pela reposição dos sais minerais perdidos e pelo restabelecimento do equilíbrio no aparelho digestivo, nomeadamente pelo aumento do pH.

As águas minerais naturais gasocarbónicas, ricas em bicarbonato e outros minerais, podem ajudar. A ingestão de um grande volume de água ajuda a eliminar mais rapidamente as substâncias tóxicas do organismo e a recuperar a hidratação. Os sais minerais, por outro lado, ajudam a restabelecer o equilíbrio osmótico. O bicarbonato, para além do seu efeito tamponante,2 protege ainda o estômago de lesões provocadas pelas bebidas alcoólicas.3 Há ainda minerais, como o magnésio, que desempenham um importante papel no bom funcionamento dos sistemas anti-oxidante e anti-inflamatório, garantindo assim a resolução dos sintomas da veisalgia.4

Há ainda quem defenda que alimentos ricos em frutose, como a fruta fresca e os sumos de fruta, diminuem a intensidade dos sintomas.5 Assim sendo, as águas minerais naturais gasocarbónicas frutadas que contêm açúcar da própria fruta, poderão ser uma boa opção para o alívio dos sintomas.

1. Singh. Why do hangovers occur? Scientific American. 2003. Disponível em: http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=why-do-hangovers-occur

2. Bertoni et al. Effects of a bicarbonate-alkaline mineral water on gastric functions and functional dyspepsia: a preclinical and clinical study. Pharmacol Res. 2002;46:525–531.

3. Nassini et al. A bicarbonate-alkaline mineral water protects from ethanol-induced hemorrhagic gastric lesions in mice. Biol Pharm Bull. 2010;33:1319–1323.

4. Min et al. The application of minerals in managing alcohol hangover: a preliminary review. Curr Drug Abuse Rev. 2010;3:110–115.

5. Swift & Davidson. Alcohol hangover: Mechanisms and Mediators. Alcohol Health Res World. 1998;22:54–60.

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

Nome
 
E-Mail
   
Comentário