O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

Planos Nutricionais
Conselhos Associados
Insuficiência de Minerais
Benefícios dos Minerais
Vida Activa

Se beber, não esqueça o magnésio

03
Jan
Classifique este artigo
(0votos)

O consumo excessivo de álcool é frequentemente acompanhado de cefaleias intensas, desidratação e fadiga. O alcoolismo crónico poderá até romper com a homeostase do sistema cardiovascular periférico. Todas estas perturbações são atribuídas, pelo menos em parte, a uma diminuição dos níveis de magnésio que circulam no sangue ou residem nos tecidos.1

É sabido que alguns minerais dietéticos, como o magnésio, desempenham um importante papel no combate às agressões causadas pelo stressoxidativo e pela resposta inflamatória.2 Por esta razão, a reposição dos sais minerais perdidos por diurese, causada pelo álcool, é aconselhada para uma rápida resolução dos sintomas da veisalgia (o estado de mal-estar geral que se segue à ingestão abusiva de bebidas alcoólicas).2 Os anti-inflamatórios não esteróides, como o ácido acetilsalicílico e o ibuprofeno, poderão também aliviar as dores de cabeça. No entanto, sendo irritantes gástricos, poderão agravar as náuseas e provocar lesões gástricas.3

Em geral, bebidas ricas em minerais e electrólitos ajudam a combater a desidratação causada pelo consumo excessivo de álcool.4 As águas minerais naturais gasocarbónicas, ricas em magnésio, para além do seu efeito protector, podem ajudar a restabelecer o equilíbrio osmótico e a hidratação, essenciais ao bom funcionamento do organismo – das células aos sistemas de órgãos.

1. Altura & Altura. Association of alcohol in brain injury, headaches, and stroke with brain-tissue and serum levels of ionized magnesium: a review of recent findings and mechanisms of action. Alcohol. 1999;19:119–130.

2. Min et al. The application of minerals in managing alcohol hangover: a preliminary review. Curr Drug Abuse Rev. 2010;3:110–115.

3. Swift & Davidson. Alcohol hangover: Mechanisms and Mediators. Alcohol Health Res World. 1998;22:54–60.

4. Evans, Sun & Lay. Alcohol hangover headache. Headache. 2007;47:277–279.

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

Nome
 
E-Mail
   
Comentário