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Minerais “guardiões” da densidade óssea

01
Fev
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O número de adeptos do vegetarianismo ou veganismo tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos.1 As dietas vegetarianas trazem uma série de benefícios à saúde, principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas.2

Por outro lado, alguns investigadores têm vindo a avançar que a adopção de um plano alimentar assumidamente vegetariano, e em particular de um que exclua quaisquer produtos de origem animal, pode resultar na perda de densidade óssea.2–4

Contudo, outros investigadores defendem que dietas maioritariamente compostas por frutas e vegetais, alimentos naturalmente ricos em potássio e magnésio, diminuem a reabsorção óssea e a perda de cálcio através da urina, agindo como “guardiões” da saúde óssea.2

Não obstante, a monitorização da densidade óssea e dos marcadores de reabsorção óssea e a ingestão de alimentos ricos em cálcio e proteínas é aconselhada para prevenção de fracturas ósseas.4,5




1. Smith et al. Vegetarian and weight-loss diets among young adults. Obes Res. 2000;8:123–129.
2. Craig, Mangels & American Dietetic Association. Position of the American Dietetic Association: vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2009;109:1266–1282.
3. Ho-Pham et al. Effect of vegetarian diets on bone mineral density: a Bayesian meta-analysis. Am J Clin Nutr. 2009;90:943–950.
4. Ambroszkiewicz et al. The influence of vegan diet on bone mineral density and biochemical bone turnover markers. Pediatr Endocrinol Diabetes Metab. 2010;16:201–204.
5. Morgan. Nutrition and bone: it is more than calcium and vitamin D. Womens Health (Lond Engl). 2009;5:727–737.

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