O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

Planos Nutricionais
Conselhos Associados
Insuficiência de Minerais
Benefícios dos Minerais
Vida Activa

Sódio, cálcio, magnésio e bicarbonato: O quarteto da isotonia

09
Jul
Classifique este artigo
(0votos)
O equilíbrio hídrico e mineral do organismo reflecte-se beneficamente em todo o sistema musculoesquelético e é particularmente importante no caso de atletas e desportistas, que necessitam de repor rapidamente a perda de fluidos e de electrólitos.

Uma água mineral natural gasocarbónica pode ter utilidade terapêutica na prática e na performance desportiva ajudando na recuperação muscular, no equilíbrio hídrico do organismo e na acção da absorção do cálcio.

Por serem ricas em sódio, cálcio, magnésio e bicarbonato, estas águas têm uma acção próxima da isotonia, com a capacidade de repor o equilíbrio do organismo, aumentando a capacidade para o esforço sem desencadear o efeito de fadiga.1

O teor elevado de sais minerais como o cálcio e o magnésio contribui ainda para a prevenção do aparecimento de cãibras e contraturas musculares.1

Por outro lado, a biodisponibilidade de cálcio presente nestas águas minerais é relevante, podendo constituir uma fonte de cálcio não negligenciável, desde que ingeridas adequadamente. De facto, a ingestão destas águas ricas em cálcio tem efeitos benéficos nos índices de osteoporose, com diminuição dos índices de remodelação óssea.

Para além do aporte de cálcio, a grande quantidade de bicarbonato actua como agente impeditivo na reabsorção do cálcio ósseo.2

Consequentemente, o consumo de uma água mineral com elevado teor de sódio e bicarbonato não só não afecta os ossos, como pode até contribuir para uma dieta mais alcalina, com todos os benefícios para o organismo.3

A ingestão destas águas, com um rácio bicarbonato/sódio equilibrado, parece ser uma mais-valia quando naturalmente associadas à prática de exercício físico e a medidas nutricionais tendentes à normalização do Índice de Massa Corporal, perímetro abdominal e parâmetros lipídicos.




1. Manetti, P, Galanti G. Studio Sulla Capacità di reidratazione dell'acqua Uliveto in soggeti che praticano attivittà sportiva. Studi di Firenze, Scuola di Specializzazione di Medicina dello Sport, 2005.
2. Bacciottini L, Tanini A et al. Calcium bioavailability from a calcium-rich mineral water, with some observations on method. J Clin Gastroenterol 2004 Oct;38(9):761-6.
3. Schoppen, S, Pérez-Granados Am et al. Bone Remodelling is not effected by consumption of a sodium-rich carbonated mineral waterin healthy postmenopausal women. br J Nutr. 2005 MAr;93(3):339-44.

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

Nome
 
E-Mail
   
Comentário