O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

Planos Nutricionais
Conselhos Associados
Insuficiência de Minerais
Benefícios dos Minerais
Vida Activa

As águas com gás têm algum efeito na função renal?

07
Dez
Classifique este artigo
(0votos)
As funções fisiológicas renais normais incluem, para além da depuração de produtos do metabolismo, a manutenção da homeostase hidro-electrolítica e ácido-base, a secreção de hormonas essenciais para a manutenção do volume circulante (renina), da síntese eritrocitária (eritropoietina) e do metabolismo mineral (vitamina D), assim como a neoglicogénese. Para além disto, o rim tem uma função crucial na excreção de medicamentos e outras substâncias que têm na função renal a sua mais importante via excretora.1

O nível de mineralização e o gás natural presente na Água das Pedras, uma água mineral natural gasocarbónica, leva muitas vezes ao questionamento dos seus efeitos na função renal, dando origem a diversos mitos associados a este tipo de águas com gás.

O Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, fez por isso uma avaliação técnico-científica dos potenciais riscos para a saúde da ingestão regular de Água das Pedras, relativamente aos seus efeitos na função renal.

Os dois estudos seleccionados2-3 referem-se exclusivamente às propriedades de depuração e clearance do rim em pacientes ingerindo águas minerais, cujo efeito foi o de aumentar a excreção de compostos fisiológicos, com aumento da clearance renal. Os compostos medidos foram a ureia sérica, a creatinina, o ácido fólico, o magnésio e as clearances de ureia e creatinina.

Na sequência da apreciação destes estudos, o CEMBE concluiu que após a ingestão destas águas, com as propriedades da Água das Pedras, se verifica um aumento da excreção de compostos fisiológicos, com aumento da clearance renal, um efeito globalmente positivo.4

Deste modo, o CEMBE avaliou o efeito da Água das Pedras® como sendo globalmente positivo, uma vez que não apresenta quaisquer riscos para a função renal, podendo ainda melhorá-la.4




Referências:
1. Rose BD. Clinical Physiology of Acid-Base and Electrolyte Disorders, McGraw-Hill, 2001. 2. Di Paolo N, Nicolai GA, Lombardi M, Maccari F, Garosi G. High doses of water increase the purifying capacity of the kidneys. Int J Artif Organs. 2007;30:1109-15.
3. Calomino F, Di Paolo N, Nicolai G, Miglio A. Mineral water administration may increase kidney elimination of urea, creatinine and folic acid in a concentration dependent fashion. Int J Artif Organs. 2010;33:317-20.
4. CEMBE - Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da Faculdade de Medicina de Lisboa. Avaliação técnico-científica dos potenciais riscos para a saúde da ingestão regular de Água das Pedras®: Problemas Renais. Maio de 2012.

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

Nome
 
E-Mail
   
Comentário