O equilíbrio dos diferentes minerais é fundamental para a saúde global do organismo.
Nutrição
Artigo em Discussão
As águas com gás têm algum efeito na função renal?
Gastrenterologia
Artigo em Discussão
Águas mineralmente gasosas no aparelho digestivo
Reumatologia
Artigo em Discussão
Minerais de referência no sistema musculoesquelético
Cardiologia
Artigo em Discussão
As águas minerais aumentam a Pressão Arterial?

Guias para uma Vida Saudável

Bem-vindo(a) ao equilíbrio mineral do organismo.

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Vida Activa

Em Discussão

06
Dez
Minerais essenciais no equilíbrio do sistema musculoesquelético
Define-se sistema musculoesquelético como a estrutura formada pelo esqueleto (ossos), músculos, tendões, ligamentos e outros componentes das articulações.

A estrutura rígida externa é composta por proteínas como o colagénio e por uma outra substância denominada hidroxiapatite, formada por cálcio e por outros minerais.
06
Dez
Défices de cálcio e de fósforo no organismo
Uma ingestão adequada de cálcio e de fósforo é essencial para assegurar a boa saúde do sistema musculoesquelético e para a prevenção de problemas de saúde associados a diversas fases da vida.

As hipocalcemias e as hipofosfatemias são distúrbios electrolíticos com crescente incidência na prática clínica. Se as primeiras se caracterizam por um aumento da excitabilidade neuromuscular e, em casos severos, por crises de tetania, as hipofosfatemias apresentam sintomas como perda de apetite, inchaço nas articulações, ossos frágeis e maior susceptibilidade a infecções.


Temas Anteriores:

Minerais que promovem a saúde da estrutura óssea

Ver Estudos Associados
02
Nov
Equilíbrio do cálcio no organismo

As águas ricas em bicarbonato reduzem o risco de cálculos urinários, sobretudo os compostos por oxalato de cálcio e ácido úrico (Kessler e Hesse, 2000), uma vez que diminuem a excreção urinária de cálcio (Schoppen et al., 2005). Este efeito pode estar associado ao anião bicarbonato, dado que o potássio e o bicarbonato de sódio reduzem a excreção urinária de cálcio e promovem o seu equilíbrio.


O bicarbonato tem um papel protector no equilíbrio de cálcio, ajudando a neutralizar e a prevenir perdas ósseas (Schorr et al., 1996; Buclin et al., 2001).


O teor alcalino da dieta pode contribuir para a redução da perda óssea (Bess Dawson-Hughes et al., 2009).


02
Nov
Os minerais-chave da saúde óssea
Magnésio

Áreas em que actua: dentição, metabolismo ósseo, transporte de cálcio e de potássio, activação enzimática, transmissão dos impulsos nervosos, activação muscular, obtenção de energia a partir de hidratos de carbono, produção de proteínas orgânicas e de ADN, regulação da pressão sanguínea.

Consequências: anorexia, dificuldades de crescimento, alterações electrocardiográficas e neuromusculares, tetania (contracturas musculares).

Fontes de magnésio: frutos secos, cereais integrais, hortícolas de folha verde-escura, leguminosas, lacticínios e carne.

Dose diária recomendada: 400 mg (homem), 300 mg (mulher).